Thursday, May 2, 2024


Keyword stuffing: Um dos maiores erros em SEO

Muitos dizem que, no passado, a prática de keyword stuffing era uma “estratégia de SEO” que proporcionava muito sucesso aos…

By thiagovicente , in Sem categoria , at 28 de junho de 2022

Muitos dizem que, no passado, a prática de keyword stuffing era uma “estratégia de SEO” que proporcionava muito sucesso aos que praticavam. No entanto, hoje, abusar dessa técnica pode realmente acabar com seus rankings de pesquisa ou até mesmo fazer com que seu conteúdo não seja indexado ou mesmo removido completamente dos resultados de buscas.

Keyword Stuffing: o que é isso?

Keyword Stuffing é a prática de encher uma página da Web com palavras-chave irrelevantes (ou números) na tentativa de manipular a classificação do site em um resultado da pesquisa do Google. Com frequência, essas palavras-chave aparecem em uma lista ou grupo ou fora de contexto (não como texto natural). Encher páginas com palavras-chave ou números resulta em uma experiência negativa para o usuário e pode prejudicar a classificação do site.

O foco deve ser sempre criar um conteúdo útil, rico em informações e que utilize palavras-chave apropriadas e dentro do contexto.

Exemplos de práticas de keyword stuffing:

  • Listas de números de telefone sem valor substancial adicionado
  • Blocos de texto que listam cidades e estados em que uma página da Web está tentando ser classificada
  • Repetição das mesmas palavras ou frases com tanta frequência que acabe não soando natural, por exemplo:
    Vendemos caixa para charutos personalizadas. Nossas caixas de charutos personalizadas são fabricadas à mão. Se você tem interesse em comprar caixas de charutos personalizadas, entre em contato com nossos especialistas em caixas de charutos personalizadas em [email protected]

Como saber quando o keyword stuffing está sendo aplicado?

Veja esse tweet de um usuário fazendo uma pergunta aos especialista do Google.

Afinal, a prática de keyword stuffing gera penalidades no Google?

John Muller do grupo afirma que:

Sim, mas se pudermos ignorar o preenchimento chato de palavras-chave (isso era popular nos anos 90; os mecanismos de busca têm muita prática aqui), às vezes ainda há valor suficiente para ser encontrado em outros lugares. Não conheço a página, mas o preenchimento de palavras-chave da IMO não deve resultar na remoção do índice.”

Comments


Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *