Thursday, April 25, 2024


App Store Optimization (ASO): Saiba o que é e qual a importância

Você já ouviu falar em ASO? A sigla significa App Store Otimization, algo como “otimização da loja de aplicativos”. Semelhante…

By thiagovicente , in Notícias , at 26 de dezembro de 2020

Você já ouviu falar em ASO? A sigla significa App Store Otimization, algo como “otimização da loja de aplicativos”. Semelhante ao trabalho de SEO, o ASO é o processo de melhorar a visibilidade do aplicativo nas lojas de apps para que eles sejam encontrados com mais frequência pelos usuários e o número de downloads aumente.

Com mais de 4 milhões de aplicativos móveis nas principais lojas de aplicativos, fazer com que seu aplicativo seja descoberto é um dos maiores problemas que os editores de aplicativos móveis enfrentam hoje. É por isso que entender a otimização da loja de aplicativos (ASO) é tão crucial.

Mas o que é otimização da loja de aplicativos e como você pode aproveitá-la ao máximo? Aqui está o que você precisa saber para ajudar a classificar bem o seu aplicativo.

Um dos maiores benefícios do ASO é que, mesmo que se você invista consideravelmente em links patrocinados, o ASO trará downloads orgânicos (gratuitos) de usuários que estão navegando na na página de seu app.

Esses downloads tendem a se transformar em usuários de alta qualidade, pois ao invés de serem persuadidos por uma propaganda a baixar o aplicativo, eles buscavam aplicativos que já mostrassem um interesse ou necessidade existente, então o usuário tem uma tendência maior de se tornar um usuário fiel.

ASO x SEO: Qual é a diferença?

seo e aso diferença

A principal diferença entre SEO e ASO é o que e como as pessoas procuram. Saber que tipo de pesquisa ocorre na web (SEO) em comparação com a App Store / Google Play (ASO) significa que você será capaz de otimizar para as palavras-chave mais adequadas em cada uma.

Os motores de busca oferecem acesso organizado à web, que possui um conteúdo quase infinito. É por isso que muitas pesquisas online serão na forma de perguntas e geralmente serão mais específicas. Coisas como artigos de instruções ou listas principais são pesquisas muito comuns online porque resultam em conteúdo que você pode ler e não em um aplicativo que você pode usar.

As pessoas geralmente procuram a App Store e o Google Play quando têm um problema que precisa ser resolvido. É por isso que as pesquisas normalmente incluem o nome de um aplicativo ou se concentram em um recurso ou benefício muito específico. Pode ser a necessidade de um aplicativo para mostrar as notícias, um quebra-cabeça para ajudá-los a passar o tempo ou um aplicativo de negócios para ajudá-los a rastrear as faturas. Todos esses são recursos ou problemas nos quais um aplicativo pode ajudar.

diferença entre aso e seo

É por isso que você não deve usar as mesmas palavras-chave para SEO e ASO. Em vez disso, reserve um tempo para diferenciar perguntas e recursos para seu campo específico e crie uma lista de palavras-chave que os direcione corretamente.

Por exemplo, se você tiver um aplicativo de treino, suas palavras-chave ASO podem incluir “treino” e “exercício”, enquanto seu site deve ter conteúdo como “Como entrar em forma” ou “4 exercícios para obter um pacote de 6”.

Como otimizar para a App Store e Google Play (ASO)

Obviamente, a Otimização da App Store não se trata de otimizar toda a app store. Trata-se de otimizar a página do produto do seu aplicativo. Pense na página do produto como uma vitrine. Ele apresenta muitas informações que os usuários em potencial podem usar para avaliar seu aplicativo e decidir se desejam fazer o download ou não. Essas informações são chamadas de “Metadados” ou “Elementos de Metadados”.

Como proprietário do aplicativo, você pode manipular alguns desses elementos de metadados diretamente. Esses elementos são chamados de “Metadados na página”. Eles incluem o título do aplicativo, o subtítulo (iOS) ou a descrição curta (Android), o campo de palavra-chave (somente iOS), a descrição do aplicativo, o ícone do aplicativo, capturas de tela e vídeos.

Outros elementos são compostos pela mecânica da app store e não são editáveis. Eles são chamados de “Metadados fora da página”. Avaliações e classificações, o número de downloads, a classificação etária e o peso dos dados do aplicativo pertencem a esta categoria.

Além disso, podemos categorizar os elementos de metadados por seu tipo (texto ou visual) e sua relevância. Alguns elementos são relevantes para criar visibilidade porque são indexados. Isso significa que os algoritmos da loja de aplicativos irão pesquisá-los por palavras-chave e listar o aplicativo nos resultados da pesquisa, se os encontrar.

Outros elementos de metadados não têm impacto na visibilidade, mas podem convencer os usuários a baixar o aplicativo assim que visitarem a página do produto e, assim, aumentar a taxa de conversão. Finalmente, alguns elementos são importantes para criar visibilidade e otimizar a taxa de conversão. A tabela abaixo esclarece a qual categoria pertencem os diferentes elementos de metadados.

aso itunes vs google play

A Otimização da App Store se concentra no uso de um número limitado de palavras-chave em todos os metadados do aplicativo de uma forma bem focada.

ASO começa identificando palavras-chave que são relevantes para seu aplicativo e, em seguida, trabalhando-as nos metadados de seu aplicativo. Para a App Store, isso significa colocá-lo no nome do aplicativo, no subtítulo e na lista de palavras-chave. Para o Google Play, isso significa trabalhar no nome do aplicativo e nas descrições curtas e longas.

Vamos dar uma olhada em cada um desses elementos:

App Store (Apple)

  • Nome – este é o elemento mais importante a ser otimizado. O algoritmo da Apple usa palavras-chave do nome como uma dica forte de onde classificar o aplicativo. O nome do aplicativo é limitado em número de caracteres, portanto, certifique-se de usar suas palavras-chave mais importantes aqui e não desperdice espaço com a repetição. O algoritmo ignora as repetições.
  • Subtítulo – o subtítulo é o segundo elemento mais importante a ser otimizado. Seu peso é um pouco menor que o nome do aplicativo, mas o algoritmo combina os dois, então um deve estender o outro. Sem repetições aqui. O algoritmo os ignora.
  • Lista de palavras-chave – a lista de palavras-chave é menos importante do que o nome e o subtítulo, mas ainda tem muita influência. É limitado em caracteres, mas combina com o nome e o subtítulo, portanto, você deve incluir palavras-chave que funcionem bem juntas. Além disso, existem algumas outras otimizações que você deve aplicar à lista de palavras-chave, que podem ser encontradas neste guia.

app store optimization aso

Google Play

  • Nome – este é o elemento mais importante a ser otimizado. O algoritmo do Google usa palavras-chave do nome como uma dica forte de onde classificar o aplicativo. O nome do aplicativo é limitado em número de caracteres, portanto, certifique-se de usar suas palavras-chave mais importantes aqui e não desperdice espaço com a repetição. O algoritmo ignora as repetições.
  • Breve descrição – Semelhante ao nome, este é o segundo elemento mais importante a ser otimizado e, como é limitado em caracteres, certifique-se de usar as palavras-chave mais importantes aqui também. A repetição também não conta aqui.
  • Descrição longa – este elemento tem o menor peso, mas é muito flexível. Ao contrário do nome e da descrição curta, você deve repetir as palavras-chave várias vezes na descrição longa. Isso não significa enchê-lo de palavras-chave, mas sim construir frases que utilizem essas palavras-chave de forma legível.O algoritmo do Google analisa a frequência (o número de vezes que uma palavra-chave aparece no texto) e a densidade (o número de vezes que a palavra-chave aparece no texto dividido pelo número total de palavras-chave). Muita repetição pode prejudicá-lo, por isso recomendamos manter a densidade de palavras-chave em cerca de 2% no geral.

aso app store otimization

Afinal, ASO dá resultado?

A resposta para essa pergunta claramente é “sim”. Mas lembre-se de que, assim com um trabalho tradicional de SEO, o ASO leva tempo; não há nada como uma bala de prata. Ninguém pode definir uma estratégia ASO que garanta 100% uma classificação mais alta nas pesquisas da App Store; entretanto, os fatores ASO mencionados acima são baseados em métodos experimentados e testados que os especialistas seguiram ao longo do período. SEO, onde mais de 200 fatores de classificação determinam o algoritmo de classificação do Google , o ASO também depende dos algoritmos de pesquisa, mas não há evidências conclusivas de como ele funciona.

É necessário trabalho de perna consistente para testar a eficácia da estratégia ASO, visto que ser encontrado entre milhões de aplicativos na loja de aplicativos é uma tarefa desafiadora. Colher as recompensas da ASO, direcionando esforços consistentes no canal certo, é a única solução imediata.

Uma dica profissional seria sempre manter o controle de seus esforços. Além disso, aprender o que seus concorrentes fazem pode ajudá-lo a melhorar seus resultados ASO. Mais importante ainda, nunca se esqueça de otimizar o aplicativo regularmente.

Comments


Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *