Thursday, April 25, 2024


Novidades na API do Google Search Console

Ao longo do ano passado, o Google vem trabalhando na atualização da infraestrutura da API do Search Console. Você já deve ter notado…

By thiagovicente , in Ferramentas Notícias , at 6 de agosto de 2020

Ao longo do ano passado, o Google vem trabalhando na atualização da infraestrutura da API do Search Console. Você já deve ter notado algumas pequenas alterações, mas, em geral, o objetivo era tornar a migração o mais invisível possível. Essa alteração ajudará o Google a melhorar o desempenho da API à medida que a demanda cresce.

Observe que, se você não estiver consultando a API, não precisará executar nenhuma ação . Se você estiver consultando a API para obter seus próprios dados ou se mantiver uma ferramenta que usa esses dados (por exemplo, um plugin do WordPress), continue lendo. Abaixo está um resumo das alterações:

  1. Alterações no painel do Google Cloud Platform : você verá uma queda no antigo relatório de uso da API e um aumento no novo.
  2. Alterações na restrição de chave da API : se você definiu anteriormente as restrições da chave da API, pode ser necessário alterá-las.
  3. Alterações no documento de descoberta : se você estiver consultando a API usando uma biblioteca de API de terceiros ou consultando diretamente o Documento de descoberta dos Webmasters , será necessário atualizá-lo até o final do ano.

Observe que, além dessas alterações, a API é compatível com versões anteriores e, atualmente, não há alterações no escopo ou na funcionalidade.

Alterações no Google Cloud Platform (GCP)

Nos painéis do Google Cloud Console , você notará uma queda no tráfego da API herdada e um aumento nas chamadas para a nova. Esta é a mesma API, logo abaixo do novo nome.

mudanças api search console
Imagem: alterações na API do Search Console no Google Cloud Console

Você pode monitorar o uso da API na nova página da API do Google Search Console .

Alterações na restrição de chave da API

Conforme mencionado na introdução, essas instruções são importantes apenas se você mesmo consultar os dados ou fornecer uma ferramenta que faça isso para seus usuários.

Para verificar se você tem uma restrição de API ativa em sua chave de API, siga estas etapas na página de credenciais e verifique se a API do Search Console não está restrita. Se você adicionou uma restrição de API para suas chaves de API, será necessário executar uma ação até 31 de agosto .

Para permitir que suas chamadas de API sejam migradas automaticamente para a nova infraestrutura de API, você precisa garantir que a API do Google Search Console não seja restrita.

  • Se suas restrições de API estiverem definidas como “Não restringir chave”, você estará pronto.
  • Se suas restrições de API estiverem definidas como “Restringir chave”, a API do Search Console deverá ser verificada conforme mostrado na imagem abaixo .
restrições api search console
Imagem: configuração de restrições da API do Google Search Console

Alterações no documento de descoberta da API

Se você estiver consultando a API do Search Console usando uma biblioteca de API externa ou o documento de descoberta da API Webmasters diretamente, será necessário executar uma ação, pois abandonaremos o suporte no documento de descoberta Webmasters. Nosso plano atual é apoiá-lo até 31 de dezembro de 2020 – mas forneceremos mais detalhes e orientações nos próximos meses .

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar na comunidade de Webmasters ou no Twitter do Google Webmasters .

Comments


Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *