Saturday, April 20, 2024


Google AMP e SEO: entenda tudo sobre o assunto

Se você sempre desejou saber o que é AMP e como ele pode melhorar a performance do seu site, prepare-se,…

By thiagovicente , in Mobile , at 31 de julho de 2020

Se você sempre desejou saber o que é AMP e como ele pode melhorar a performance do seu site, prepare-se, pois, finalmente, você irá descobrir tudo sobre o Projeto AMP. Inclusive, aprenderá a importância do AMP para SEO e, principalmente, saberá como aplicar o AMP em seus sites para assim, melhorar a experiência do usuário e melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas.

O que é AMP?

AMP (Accelerated Mobile Pages) é uma estrutura HTML de código aberto desenvolvida pelo AMP Open Source Project. Foi originalmente criado pelo Google como concorrente do Facebook Instant Articles e Apple News. O AMP é otimizado para navegação na Web móvel e visa ajudar as páginas da Web a carregar mais rapidamente. As páginas AMP podem ser armazenadas em cache por uma CDN, como os caches AMP do Microsoft Bing ou Cloudflare, que permitem que as páginas sejam servidas mais rapidamente.

amp google seo mobile

O projeto AMP é uma iniciativa de código aberto que visa melhorar a web para todos. O AMP HTML é uma maneira de criar páginas da Web que são renderizadas com desempenho confiável e rápido. Sua função é corrigir o que muitos percebem como tempos de carregamento de página extremamente lentos – especialmente ao ler conteúdo na Web para dispositivos móveis. O AMP HTML é desenvolvido com base nas tecnologias da web existentes; uma página AMP será carregada (rapidamente) em qualquer navegador moderno.

Como funciona o AMP?

Para atingir uma melhor velocidade de carregamento, as páginas AMP são enviadas para serem hospedadas nos servidores do Google. Isso permite que o Google armazene em cache, pré-carregue e pré-renderize o conteúdo AMP antes que um usuário clique no link nos resultados da pesquisa.

como funciona o amp

Quando os usuários clicam no conteúdo AMP no Google, ele pode ser exibido de duas maneiras.

Google AMP Viewer: onde a fonte do editor de conteúdo é exibida na parte superior, mas o URL permanece um domínio do Google.

Signed exchange (SXG): permite que o navegador trate a página como se pertencesse ao seu domínio. O conteúdo do AMP assinado é entregue além do HTML AMP comum, e não em vez dele. Dos dois, o Google priorizará a vinculação ao conteúdo assinado, mas apenas para navegadores que o suportam, que atualmente é apenas o Chrome e apenas para resultados padrão, não para o carrossel das principais notícias. Isso torna o escopo do SXG bastante limitado.

signed exchanges google amp

No geral, ao dar um “forking” no HTML, pré-renderizar o conteúdo AMP e dar tratamento preferencial às páginas AMP, o Google pode influenciar a maneira como os sites são construídos e monetizados para moldar a Internet a seu favor.

Como utilizar o AMP?

Melhorar páginas AMP no Google AMP é um framework de componentes da Web que pode ser usado na criação de sites, matérias, e-mails e anúncios com foco no usuário.

O HTML AMP é usado em aplicativos e plataformas voltados ao público, como a Pesquisa do Google, o Google Notícias e o Google Play Newstand.

Integrações do AMP com produtos Google

integracoes google amp

Pesquisa Google: Prepare suas páginas AMP para a Pesquisa Google adicionando dados estruturados para ativar recursos específicos de AMP nos resultados da buscas

Google Cache: Descubra como a Pesquisa Google e outras plataformas de distribuição usam o Cache de AMP do Google para tornar as páginas AMP ainda mais rápidas.

Google Analytics: Acompanhe as interações de usuários e as visualizações nas páginas AMP usando o Google Analytics.

Como aumentar a receita com AMP

ferrramentas google aumento de receita amp 1

Google Ads: Configure suas landing pages com AMP

Google Ad Manager: aumente a receita com páginas em AMP.

Google Adsense: utilize blocos de anúncios compatíveis para suas páginas AMP.

Documentação sobre AMP

ferramentas documentacao amp

Site oficial: aprenda como iniciar e criar suas primeiras páginas em AMP.

Modelos: confira exemplos de sites em AMP.

Stack Overflow: tire todas as suas dúvidas sobre a implementação.

Canal YouTube: assista os tutorais disponibilizados pelo canal oficial.

Benefícios das páginas em AMP para SEO

Existem muitas vantagens potenciais do AMP, dependendo do seu site – incluindo menos consumo de dados, melhor desempenho do servidor, uma CDN grátis e maior visibilidade do anúncio etc. Mas, quais são os benefícios para SEO?

Melhora no tempo de carregamento das páginas

O AMP é um fator de rankeamento? Segundo John Mueller, não.

AMP não é um fator de classificação; se você decidir desativá-lo, certifique-se de redirecionar adequadamente.

Mesmo não sendo especificamente um fator de rankeamento, podemos levar em consideração que o tempo de carregamento de uma página, é. Sendo assim, ao implementar o AMP em seu site, você terá sim melhoras de performance em SEO – não só por conta de deixar o seu site mais rápido, mas, principalmente, por melhorara a navegação e experiência do usuário.

Sendo assim, não existe motivos para ignorar o AMP e tratar como algo opcional. Sem falar que, após a implementação, serão vários os benefícios indiretos que as páginas com AMP irão gerar, como:

  • aumento do tempo de permanência
  • diminuição na taxa de rejeição
  • aumento de visibilidade
  • aumento de conversão

Melhor visibilidade no Google

As páginas AMP são sempre acompanhadas por uma aparência aprimorada nos SERPs do Google para dispositivos móveis.

site com amp na serp do google

Usando a mesma linha de raciocínio dos rich snnipets, um resultado de busca mais estruturado na SERP, tende a ter mais visibilidade e aumentar o CTR.

Conclusão

Caso você ainda seja leigo no assunto, deve ter percebido que há muita lição de casa para ser feita – caso deseje iniciar com o AMP (eu recomendo). Entretanto, ao comparar todo o trabalho necessário, com os benefícios que a implementação oferece, dá para notar que. todo o esforço valera muito a pena no final.

Já está utilizando o AMP? deixe nos comentários.

Comments


Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *