Diferença entre Google Analytics 4 e Search Console: Por que os dados são diferentes?

diferenca google analytics search console dados

Se você é usuário do Search Console e Google Analytics, com certeza já deve ter se perguntado porque os dados de ambas as ferramentas não batem.

Olá! Sou Thiago Vicente, faço parte do Programa de Experts em produtos Google e sou membro da comunidade Central da Pesquisa Google. Hoje, eu trouxe para vocês, a explicação sobre o funcionamento de cada ferramenta e, o mais importante, o motivo de os dados das ferramentas não serem iguais.

Eu mesmo, nestes anos que atuo como consultor SEO, já me perguntei o motivo disso. Hoje você irá entender melhor o funcionamento das ferramentas Google, Analytics e Search Console, aprenderá como as utilizar em conjunto no seu dia a dia. Leia este breve artigo até para saber porque isso acontece, entender melhor o funcionamento de cada uma delas. Ou, se preferir, assista o vídeo abaixo.

Diferença entre Google Analytics e Search Console

Funcionamento do Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta que pode te ajudar a monitorar, otimizar e solucionar problemas referentes à presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google. Entre outros recursos, ele oferece informações sobre o tráfego que você recebe das buscas. Ele também oferece informações sobre o tráfego que você recebe.

Por exemplo, quantas vezes o site aparece nos resultados das pesquisas, quantas vezes as pessoas clicam para acessar o site, quais termos buscados geraram tráfego e muito mais. Resumindo, o Search Console oferece dados sobre o desempenho do seu site na Pesquisa Google, mas não mostra dados sobre o que os usuários fazem ao chegarem ao site. Para isso, existe o Google Analytics.

Visão geral do Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que oferece dados sobre as interações dos visitantes no site. Ele mede o comportamento do usuário como, quais páginas são acessadas, o tempo de permanência e as ações realizadas, ajudando você a entender melhor seu público.

Ele também mostra dados sobre a origem do público, o que te ajuda a medir a eficácia dos seus canais de tráfego, como e-mail, referências de outros sites ou redes sociais, pesquisa paga e pesquisa orgânica.

Para resumir a diferença entre ambas as ferramentas é que, o Search Console trata do que acontece antes de os usuários acessarem o site quando eles vêm da Pesquisa Google, enquanto o Google Analytics trata do que acontece depois que os usuários acessam o site, seja qual for a origem.

Comparação Google Search Console e Google Analytics

Primeiramente, vamos falar sobre quais dados você pode comparar entre essas ferramentas. A principal relação entre o Search Console e o Google Analytics são os dados de desempenho da pesquisa orgânica do Google. O principal motivo para comparar esses dados é devido à atribuição de conversões, como transações de e-commerce ou registros on-line, para o tráfego da Pesquisa Google.

Agora, vamos falar sobre como ver dados de pesquisa orgânica no Google Analytics. No entanto, é importante lembrar que a fonte da verdade sobre a pesquisa orgânica do Google é sempre o Search Console.

Primeiro, você pode conectar o Search Console ao Google Analytics. Essa funcionalidade irá vincular alguns relatórios entre as ferramentas. Essa pode ser uma boa opção para você, caso queira uma maneira rápida de acessar as consultas e páginas de destino que direcionaram o tráfego de pesquisa orgânica do Google para seu site. Mas, mesmo que você não conecte as ferramentas, ainda poderá encontrar muitas informações relevantes dentro do Google Analytics.

Para iniciar, vamos navegar até a aba de relatório de aquisição de tráfego no Google. Aqui, você vê um gráfico de linhas com sessões por canal padrão agrupadas ao longo do tempo. Na tabela, é possível detalhar até a origem da sessão. Isso mostra quantas sessões foram originadas do canal de pesquisa orgânica e da fonte Google. Use isso para saber mais sobre seu tráfego da Pesquisa Google. Por exemplo, quais ações as pessoas realizaram no seu site e se elas fizeram uma compra ou assinaram o conteúdo.

Outra maneira de analisar o tráfego orgânico do Google, é usar o relatório da página de destino com um filtro para incluir apenas sessões da fonte Google e do meio orgânico. Assim, você vai saber a utilidade da página para seu tráfego orgânico, além do desempenho dela em termos de engajamento e conversões no site.

Clicks do Search Console x Sessões do Google Analytics

Há muita sinergia entre o Search Console e o Analytics, mas, ao tentar comparar os dados deles, você verá que eles não usam as mesmas métricas. Enquanto o Search Console relata cliques, impressões e posições, o Google Analytics relata sessões, eventos e usuários. Explicando melhor, uma impressão é quando um link para o site aparece na Pesquisa Google, e a posição é onde o link aparece na página de resultados da pesquisa. Essas duas métricas são exclusivas do Search Console porque elas são específicas à Pesquisa.

Por outro lado, usuários e eventos se referem ao comportamento do usuário no site, não na Pesquisa. É por isso que eles são exclusivos do Google Analytics. Então, as únicas métricas que você pode tentar comparar são cliques e sessões. No Search Console, o clique é contado quando uma pessoa clica em um link nos resultados da Pesquisa Google e deixa o Google para ir ao seu site. Uma sessão do Google Analytics é definida como um grupo de interações do usuário com seu site ou aplicativo. Ou seja, cliques e sessões não são exatamente a mesma coisa, o que significa que, ao comparar os dados, você provavelmente verá uma discrepância.

Vamos analisar em mais detalhes algumas das principais razões para essas diferenças entre os dados disponíveis em cada ferramenta.

Diferença entre Search Console e Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que permite coletar dados comportamentais implementando uma tag no seu site ou app, então ele depende do que e como você implementa. Por outro lado, o Search Console é uma ferramenta que dá acesso aos dados da Pesquisa Google, que são processados pelo Google para todas as propriedades uniformemente.

Isso significa que a maneira como você define as configurações terá menos impacto nos dados. Se você tentou comparar as ferramentas no passado, talvez tenha notado que os números nem sempre correspondem. Se a diferença for pequena, você pode ignorar as discrepâncias. Como os sistemas são diferentes, isso é esperado. Mas, se a diferença for considerável, investigue em mais detalhes um dos seguintes motivos.

Google Analytics 4.

  • Se seu site solicitar que os usuários aceitem o rastreamento e eles não fizerem isso, os dados do Google Analytics poderão ter desvios;
  • Existem problemas de implementação e configuração que podem afetar a qualidade dos dados no Google Analytics. Por exemplo, pode haver páginas no site em que a tag do Analytics está ausente, o que pode criar discrepâncias;
  • Você pode escolher o fuso horário no Google Analytics, mas não é possível personalizar isso no Search Console;
  • Existem três modelos de atribuição disponíveis no Google Analytics, enquanto o Search Console, conta cada clique na Pesquisa Google.

Google Search Console

  • O Search Console reporta apenas o URL canônico da Pesquisa Google;
  • O Google Analytics informa sobre URL’s que incluam um código de rastreamento;
  • O Search Console divide o tráfego por Web, imagem, vídeo, notícias e descobertas. Essas divisões de categorias são diferentes no Google Analytics;
  • As páginas não HTML são incluídas por padrão no Search Console se forem exibidas ou clicadas na Pesquisa, enquanto o Google Analytics pode não estar configurado para medir isso;
  • E o Google Analytics exclui automaticamente o tráfego de bots e indexadores conhecidos, enquanto o Search Console não necessariamente os filtra.

Estas são algumas das razões, e muitas delas não podem ser depuradas de forma eficaz. Agora que sabe disso, você poderá realizar analises, gerar relatórios e tomar importantes decisões com muito mais assertividade.

Os dados do Google Analytics e Search Console são diferentes, mas…

Embora possa haver diferenças entre os dados, ambas as ferramentas são muito valiosas para oferecer uma visão holística do desempenho do site. Cada ferramenta é poderosa por si só e oferece informações que não são disponibilizadas pela outra. Assim, é útil usar ambas. Se quiser comparar os dados oferecidos por cada uma, use o relatório de Aquisição de tráfego do Google Analytics para entender o desempenho do tráfego da Pesquisa Google. Você também pode usar o relatório de páginas de destino para avaliar qual página está gerando tráfego para a Pesquisa Google.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário ou, entre em contato, caso precise de uma consultoria SEO.

Diferença entre Google Analytics 4 e Search Console: Por que os dados são diferentes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *